Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-RJ tem nova conselheira

    Em singela, histórica e emocionante abertura da 35ª sessão plenária no último dia 18 de junho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, homenageou a chegada da primeira mulher a integrar o Corpo Deliberativo da Corte de Contas após a redemocratização do país, a conselheira Marianna Montebello Willeman, recém-empossada, e em seu primeiro dia de atuação no plenário. Ela passou a ocupar a vaga do conselheiro Julio Lambertson Rabello, morto no final de maio.

    Em singela, histórica e emocionante abertura da 35ª sessão plenária no último dia 18 de junho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, homenageou a chegada da primeira mulher a integrar o Corpo Deliberativo da Corte de Contas após a redemocratização do país, a conselheira Marianna Montebello Willeman, recém-empossada, e em seu primeiro dia de atuação no plenário. Ela passou a ocupar a vaga do conselheiro Julio Lambertson Rabello, morto no final de maio.

    ‘É com muita satisfação que ontem (17) pude dar posse à primeira mulher conselheira deste Tribunal na era da democratização. Quero que conste da Ata as boas-vindas. É uma satisfação tê-la aqui pelo seu histórico, por sua competência, pelos 10 anos como procuradora do Ministério Público Especial, por seus pareceres e por seu currículo. As mulheres estão chegando ao comando de um tempo para ca, e ainda bem. Temos certeza absoluta, sem demérito aos demais, que o nível vai se elevar muito pela sua clarividência e competência", afirmou o presidente Jonas Lopes, dirigindo-se à nova conselheira e lembrando também da presença em plenário de outra mulher, representando o MPE, a procuradora Aline Pires Carvalho Assuf.

    A conselheira Marianna Montebello não conseguiu esconder a emoção nas palavras de agradecimento."Farei de tudo para honrar a expectativa da chegada de uma mulher", afirmou. Seguindo em sua fala, a conselheira destacou que seu sentimento é o de extrema responsabilidade."Tenho absoluta convicção da importância do fortalecimento dos Tribunais de Contas para o regime republicano e democrático. Os Tribunais de Contas são os pilares do regime", frisou a conselheira, ao manifestar também sua gratidão por todos que apostaram na sua candidatura. Ela citou o governador Luiz Fernando Pezão, que indicou o seu nome, e a elevada qualidade da sabatina pela qual passou na Assembleia Legislativa." Estou feliz e compromissada ", enfatizou.

    Representante do MPE na sessão plenária, a procuradora Aline Assuf não poupou palavras de carinho e elogios à colega com quem até então compartilhou ações no MPE e a quem conheceu ainda nos tempos em que se preparavam para prestar o concurso público."Confio que sua passagem vai estreitar ainda mais os laços do Tribunal com o Ministério Público Especial. Confio na sua plenitude de propósitos", destacou a procuradora, referindo-se sempre ao"brilhantismo"da nova conselheira e sua elevada preocupação com a Administração Pública.

    O primeiro relator do dia, conselheiro Marco Antonio Barbosa de Alencar, destacou o" momento histórico "para a Casa com a posse da conselheira Marianna." Há 35 anos não se tem uma conselheira mulher e o seu currículo vai engrandecer muito essa Casa com sua legitimidade ", enalteceu. Por sua vez, o conselheiro José Maurício de Lima Nolasco registrou a importância da renovação no Tribunal."A República precisa disso. É uma honra a vinda da conselheira Marianna, que muito vem nos abrilhantar", ressaltou, aproveitando a oportunidade para estender as boas-vindas ao conselheiro Domingos Brazão, também recém-chegado à Corte, lembrando ainda, na ocasião, do importante legado deixado pelo conselheiro Aluisio Gama de Souza, aposentado recentemente, e do conselheiro Julio Rabello, morto no final de maio. O conselheiro Domingos Inácio Brazão falou sobre a alegria de ter em plenário a nova conselheira."Todos nós conhecemos bem o seu currículo. Os deputados (referindo-se à Alerj) ficaram muito impressionados por ocasião da sua sabatina. Mesmo os partidos que fazem oposição se renderam. Foi um momento especial. Todos ficaram impressionados com sua desenvoltura. As mulheres vêm ganhando espaço em todos os setores da sociedade, não porque nasceram mulheres, mas sim por estarem buscando seu lugar no mundo, através de esforço pessoal, buscando o aprimoramento. Palavras convencem e exemplos arrastam. O seu exemplo vai estimular tanto as mulheres daqui do Tribunal como as que estão lá fora. A sua presença aqui só vai fortalecer. Sinto-me privilegiado com a presença da conselheira Marianna", concluiu o conselheiro Brazão.

    Quem é a nova conselheira

    O processo de escolha de Marianna Montebello começou com a inclusão do seu nome na lista tríplice de procuradores do MPE, encaminhada ao governador após votação secreta pelo plenário do TCE-RJ. O governador escolheu e encaminhou seu nome para apreciação da Assembleia Legislativa, onde a então candidata foi sabatinada na Comissão de Normas Internas e Proposições Externas. Em seguida, o plenário da Alerj votou e aprovou a indicação por unanimidade dos 63 deputados presentes.

    Doutoranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional na PUC/Rio, Marianna Montebello Willeman se tornou bacharel em Direito (1999) e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional (2001) pela mesma universidade, na qual leciona Direito Administrativo e Jurisdição Constitucional. Ela também é professora nos cursos de pós-graduação do Instituto de Direito da PUC/Rio e da Fundação Getúlio Vargas. Foi procuradora do Estado do Rio de Janeiro de dezembro de 2000 a abril de 2006, quando se tornou procuradora do MPE, onde permaneceu até ser nomeada conselheira do TCE-RJ.
    Marianna Montebello é filha do presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Thiers Vianna Montebello, e é casada com o procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Willeman, que exerce o cargo de desembargador do TRE-RJ.

    • Publicações2007
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações158
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-rj-tem-nova-conselheira/217527476

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)